Login
Alertas de Emergência por telefone podem salvar vidas

Alertas de Emergência por telefone podem salvar vidas

Sistemas de alertas de emergências por telefone,  em utilização nos EUA, Austrália e outros países, podem salvar muitas vidas em situações de risco como inundações, incêndios, vendavais e outras crises que se faz necessário avisar a população rapidamente.

 

O sistema permite que centros de previsão de tempo, defesa civil, prefeituras ou bombeiros acionem imediatamente milhares de ligações telefônicas por minuto para as áreas de risco.

 

A operação do sistema é simples e não necessita instalação de nenhum equipamento e todo o processo pode ser disparado pela Internet ou mesmo por um telefone celular e já está disponível para utilização imediata no Brasil.

 

Os alertas podem ser divididos em:

 

1) Prevenção: Informando os cuidados a serem tomados em períodos mais críticos.

2) Atenção: Alertando para riscos iminentes com as precauções a tomar.

3) Evacuação: Emergência próxima, ordenando a evacuação das residências ou instruindo como proceder na situação.

4) Normalidade: Informando do fim do risco e cuidados a serem tomados.

5) Informativo após a emergência: Orientando a comunidade sobre precauções como, cuidados com a água, campanha de vacinação entre outras.

6) Convocação: Informando defesa civil, corpo de bombeiros, hospitais, polícia, etc, para se prepararem para a emergência.

 

O sistema de alerta deve ser programado com as listas dos telefones dos moradores de cada localidade subdivididas conforme mapeamento das áreas de risco. Um dos fatores de sucesso é ter a base de telefones sempre atualizada.

 

A atualização da base pode ser feita por listas de telefones fixos fornecidas pelas empresas de telefonia e complementarmente podem ter um auto cadastramento por site e por portal de voz do próprio sistema, onde  o morador entra em uma página de internet ou liga para o portal de voz que captura o número telefônico e solicita a região que reside.
O auto cadastramento é fundamental no Brasil devido o grande número de residências que tem apenas telefones celulares.
Anualmente o sistema pode verificar automaticamente os números cadastrados para confirmar se atendem e se são da área cadastrada, através de torpedos de voz com interatividade.

 

O sistema é acionado depois de receber informações de centros de previsões climáticas. A ativação dos disparos pode ser feita manualmente por algum responsável, por exemplo, a defesa civil, ou  automaticamente  com acionamento direto pelos centros de previsões.

 

Os áudios das mensagens são criados por uma moderna ferramenta de geração de áudio por texto (TTS), onde o operador simplesmente digita o texto e o sistema o transforma em áudio. Mensagens padrões podem ser armazenadas previamente bastando no momento crítico a seleção do áudio e regiões a serem enviadas.

 

Todos com acesso ao sistema podem verificar on-line para quais regiões a mensagem foi enviada, quantas pessoas atenderam e o conteúdo da mensagem.

 

A eficiência do sistema de alertas por telefone tem como principais fatores:

 

a)      Base de dados dos moradores atualizada

b)      Disponibilidade do sistema 24 horas

c)      Capacidade de ligações simultâneas

d)      Facilidade de utilização

e)      Informações dos centros de previsões climáticas ou de situações de emergência.

 

Com o sistema de alerta por telefone o tempo necessário para informar toda uma comunidade fica sensivelmente reduzida em relação a outros meios convencionais tipo carro de som, porta a porta, etc.

 

É importante que os alertas sejam através de uma ligação telefônica, pois elas conseguem despertar moradores em situações de emergências noturnas. Os alertas de áudio por telefone para fixos e celulares podem ser complementados com torpedos de texto (SMS) para os celulares.

 

As mensagens podem solicitar que os moradores avisem os vizinhos para que o alerta seja viral e ainda mais abrangente.

 

A Velip tem a plataforma de mensagens de Voz operando há anos com centenas de milhares de mensagens enviadas para diversas aplicações, com alta capacidade de envio, operando 24×365,  podendo ser utilizada imediatamente para a finalidade de Alerta de Emergências, com baixo custo e nenhuma necessidade de manutenção técnica ou instalações. Detalhes sobre o sistema aqui.

 

Velip – 11 3842 4299
inform@velip.com

 

Ref.:
Emergency phone notification helps wildfire preparedness
Scott Fincher, Marketing Manager Intrado, Longmont, Colo.

Fantástico: Governo australiano faz alerta de enchentes por torpedo

Deixe seu comentário