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Vox Alert – Sistema de Alertas e Comunicações em Emergências e Crises

Vox Alert – Sistema de Alertas e Comunicações em Emergências e Crises

O Vox Alert é um serviço de gerenciamento e envio de alertas e comunicações em casos de emergências e crises.

 

O sistema permite que diversos setores, quando em uma situação de emergência, acionem de forma rápida eficiente e automática os responsáveis pelos trabalhos a serem realizados e a população das áreas de risco. Tudo isso  através de milhares de ligações telefônicas por minuto, envios de SMS e disponibilização de um número de atendimento automático (URA) através de um 0800 (Número gratuito).

 

A operação do sistema é simples e não necessita instalação de qualquer equipamento. Todo o processo pode ser programado e disparado pela Internet ou mesmo por um telefone celular.

 

ÁREAS DE INTERESSE

 

Organizações públicas: Centros de previsão de tempo, defesa civil, governos estaduais, prefeituras, bombeiros, resgates, polícia, serviços de saúde, etc.

 

·         Alertas de enchentes, inundações, avalanches, incêndios florestais e  vendavais ( veja nosso artigo: “Alertas de Emergência por telefone podem salvar vidas”);

·         Convocação de pessoal em folga ou especialistas para atender às emergências;

·        Acionamento de outros envolvidos, como defesa civil, empreiteiras, hospitais, etc.;

·        Avisos de saúde pública, como precauções após uma inundação, campanhas de vacinação e locais dos  postos de saúde e atendimento a emergências;

·        Campanhas de prevenção a doenças.

 

Serviços públicos: Empresas de energia, água, gás, telefonia, aeroportos, TV a cabo e Internet.

·        Avisos de falta de serviço e previsão de retorno;

·        Alertas de vazamentos, perigos e cuidados a serem tomados;

·        Aviso de racionamento, duração e previsão de retorno;

·        Convocação ou avisos a funcionários envolvidos na solução de uma crise.

 

Empresas e Indústrias: Refinarias, gasodutos, exploração de petróleo, minas, portos, ferrovias, empreiteiras, empresas químicas, transporte, datacenters, indústrias, etc.

·        Alertas de incêndio para áreas possivelmente atingidas.

·        Alertas de vazamentos e suas precauções.

·        Convocação ou avisos a funcionários envolvidos na solução de uma crise.

·        Alertas a serviços de apoio, como a hospitais, defesa civil, bombeiros, policia, etc.

·        Aviso a clientes e usuários de sistemas informáticos sobre falhas do sistema ou ataques de vírus, suas precauções e prazos de restabelecimento.

·        Ativar serviços de manutenção internos e/ou externos.

 

 

MEIOS  UTILIZADOS

 

Os avisos ou comunicações são acionados pelo gestor da crise podendo ser:

 

a) Torpedo de voz: Ligação telefônica automatizada com uma mensagem de áudio pré gravada.  A vantagem da mensagem de voz é sua interatividade que pode confirmar o recebimento pelo destinatário correto ( “ … digite 1 se compreendeu a mensagem…”). Atinge telefones fixos e celulares.

b) SMS ( torpedo de texto): Mensagem de texto enviada para celulares.

c) Portal de Voz (URA): Número telefônico, normalmente um 0800 para o qual todos podem ligar gratuitamente, onde um sistema automático de respostas informa da situação e em caso de necessidade transfere para um atendimento humano.

d) E-mail: Normalmente envios de e-mails complementares aos Torpedos de Voz e SMS.

e) APIs: Acionamento de sistemas informáticos externos através de comando http ou Webservice .

 

 

FUNCIONAMENTO

 

O sistema Vox Alert deve ser programado com os dados dos  destinatários subdivididos em grupos. Devem conter  todos os possíveis contatos telefônicos e de e-mail com as respectivas prioridades de qual  telefone será tentado primeiramente de acordo com o dia da semana.

 

Os áudios das mensagens são criados por uma moderna ferramenta de geração de áudio por texto (TTS), onde o operador simplesmente digita o texto e o sistema o transforma em áudio. Mensagens padrões podem ser armazenadas previamente bastando no momento crítico a seleção do áudio ou texto e regiões a serem enviadas.

 

Previamente podem ser montados diversos cenários ( campanhas) onde se reúnem grupos e mensagens especificas para cada grupo.Em um momento de crise se dispara um dos cenários e todos os grupos são alertados automaticamente.

 

O gestor da plataforma pode também criar alertas e avisos em poucos minutos utilizando as ferramentas de upload de listas e geração de áudios (TTS), permitindo rapidamente gerar alertas não previstos anteriormente.

 

O sistema envia as mensagens e imediatamente disponibiliza os resultados on-line podendo verificar para quais regiões as mensagens foram enviadas, quantas pessoas atenderam e seu  conteúdo. Isto possibilita  ao gerente de crise tomar medidas rápidas para eventuais contatos manuais ou substituições.

 

As mensagens de voz são enviadas sequencialmente para os contatos programados e se repetem até a confirmação do recebimento ou fim do prazo de alerta.

 

A eficiência do sistema de alertas por telefone tem como principais fatores:

 

a)      Base de dados dos contatos atualizada

b)      Disponibilidade do sistema 24 horas

c)      Capacidade de ligações e envios simultâneos

d)      Facilidade de utilização

e)      Ativação dos envios no menor tempo possível.

 

A Velip tem a plataforma de mensagens de Voz operando há anos com centenas de milhares de mensagens enviadas para diversas aplicações, com alta capacidade de envio, operando 24×365,  podendo ser utilizada imediatamente para a finalidade de Alerta de Emergência, com baixo custo e nenhuma necessidade de manutenção técnica ou instalações.

 

Velip – 11 3842 4299
inform@velip.com

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