Alertas de emergência por telefone podem salvar vidas

Prefeitura mineira utiliza torpedos de voz para combater a dengue

Sistemas de alerta de emergência por telefone, em utilização nos EUA, Austrália entre outros países, podem salvar muitas vidas em situações de risco, como inundações, incêndios, vendavais e outras crises que se faz necessário avisar a população rapidamente. O sistema permite que centros de previsão de tempo, defesa civil, prefeituras ou bombeiros acionem imediatamente milhares de ligações telefônicas por minuto para as áreas de risco.

A operação do sistema é simples e não necessita de instalação de nenhum equipamento e todo o processo pode ser disparado pela internet ou mesmo por um telefone celular e já está disponível para utilização imediata no Brasil.

Os alertas podem ser divididos em:

1) Prevenção: Informa-se os cuidados a serem tomados em períodos mais críticos;

2) Atenção: Alerta para os riscos iminentes com as precauções a tomar;

3) Evacuação: Emergência próxima, ordena-se a evacuação das residências ou instrui como proceder na situação;

4) Normalidade: Informa o fim do risco e cuidados a serem tomados;

5) Informativo após a emergência: Orienta a comunidade sobre precauções como: cuidados com a água, campanhas de vacinação entre outras;

6) Convocação: Informa a defesa civil, corpo de bombeiros, hospitais, polícia, etc., para se prepararem para a emergência.

O sistema de alerta deve ser programado com as listas dos telefones dos moradores de cada localidade subdivididas conforme mapeamento das áreas de risco. Um dos fatores de sucesso é ter a base de telefones sempre atualizada.

A atualização da base pode ser feita por listas de telefones fixos fornecidas pelas empresas de telefonia e complementarmente podem ter um auto cadastramento por site e por portal de voz do próprio sistema, onde o morador entra em uma página de internet ou liga para o portal de voz que captura o número telefônico e solicita a região que reside.

O auto cadastramento é fundamental no Brasil devido ao grande número de residências que têm apenas telefones celulares.
Anualmente, o sistema pode verificar automaticamente os números cadastrados para confirmar se atendem e se são da área cadastrada, através de torpedos de voz com interatividade.

O sistema é acionado depois de receber informações de centros de previsões climáticas. A ativação dos disparos pode ser feita manualmente por algum responsável, por exemplo, a defesa civil, ou automaticamente com acionamento direto pelos centros de previsões.

Os áudios das mensagens são criados por uma moderna ferramenta de geração de áudio por texto (TTS), onde o operador digita o texto e o sistema o transforma em áudio. Mensagens padrões podem ser armazenadas previamente, basta selecioná-las no momento crítico, seja por áudio ou texto, e determinar as regiões a serem enviadas.

Todos com acesso ao sistema podem verificar online para quais regiões a mensagem foi enviada, quantas pessoas atenderam e o conteúdo da mensagem.

A eficiência do sistema de alertas por telefone tem como principais fatores:

a)      Base de dados dos moradores atualizada;

b)      Disponibilidade do sistema 24 horas;

c)      Capacidade de ligações simultâneas;

d)      Facilidade de utilização;

e)      Informações dos centros de previsões climáticas ou de situações de emergência.

Com o sistema de alerta por telefone, o tempo necessário para informar toda uma comunidade fica sensivelmente reduzida em relação a outros meios convencionais tipo carro de som, porta a porta, etc.

É importante que os alertas sejam através de uma ligação telefônica, pois elas conseguem despertar moradores em situações de emergências noturnas. Os alertas de áudio por telefone para fixos e celulares podem ser complementados com torpedos de texto (SMS) para os celulares.

As mensagens podem solicitar que os moradores avisem os vizinhos para que o alerta seja viral e ainda mais abrangente.

A Velip tem a plataforma de mensagens de voz operando há anos com centenas de milhares de mensagens enviadas para diversas aplicações, com alta capacidade de envio, operando 24×365,  podendo ser utilizada imediatamente para a finalidade de Alerta de Emergências, com baixo custo e nenhuma necessidade de manutenção técnica ou instalações. Detalhes sobre o sistema aqui.

informe@velip.com

 

Ref.:
Emergency phone notification helps wildfire preparedness
Scott Fincher, Marketing Manager Intrado, Longmont, Colo.

Fantástico: Governo australiano faz alerta de enchentes por torpedo