As eleições e a Velip: pesquisas rápidas e práticas de posicionamento eleitoral

As eleições e a Velip: pesquisas rápidas e práticas de posicionamento eleitoral

 

Compreender a opinião do eleitor se tornou muito mais fácil! Conquiste seu público nas eleições com a ajuda da comunicação automática.

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

A importância das pesquisas eleitorais

 

As eleições estão chegando e junto com elas a dúvida de como se comunicar com os eleitores. Além disso, existem os investimentos que devemos ser feitos, pois diferentes empresas poderão ser contratadas para ajudar no processo de pesquisa eleitoral. 

As pesquisas de opinião permitem que a voz da população seja ouvida e aplicada no processo eleitoral, o que pode gerar um sentimento de confiança no público. Quando o eleitor se sente ouvido, a chance de se identificar com o candidato é maior, e em muitos casos, o candidato pode ser visto como competente e honesto por ter aplicado o que aprendeu a partir da opinião pública.

Desse modo, as pesquisas assumem atualmente um posicionamento central nas campanhas eleitorais, sendo o recurso que possibilita a inclusão da perspectiva do eleitorado nas eleições. Constrói-se o sentimento genuíno de “eu fiz parte das eleições, minha palavra teve valor”, o que pode ampliar o sentimento de cidadania, pois o sujeito foi ativo no processo de transformação social.

 

Vantagens de usar a Velip

 

A Velip oferece uma solução automatizada de ponta, com uma plataforma e recursos de automação da comunicação para facilitar as pesquisas telefônicas humanizadas com os eleitores. 

Ao mesmo tempo, pode assegurar o direito à privacidade, por ser uma interação com robôs digitais. Ou seja, ao mesmo tempo que você se comunica com o público, garante o sentimento de segurança deles sobre a opinião dada.   

 

Mídias eleitorais e divulgação de resultados

 

Existem diferentes tipos de meios para publicar os dados das pesquisas eleitorais: som (voz/fala/música), texto e imagem, além das diferentes mídias, como sites, televisão, vídeos (YouTube) e atualmente, o WhatsApp. 

Tornou-se, no Brasil, uma espécie de costume esperar os resultados eleitorais nas mídias digitais. Com a chegada do período eleitoral, os principais canais de comunicação divulgam diariamente os resultados das pesquisas, que afetam o sentimento e a vida das pessoas em nível pessoal e profissional. 

A Velip registra os resultados da pesquisa de milhares de eleitores em poucos minutos e os organiza em tempo real de duas formas: o modo geral, com tabelas e gráficos representando a totalidade, e o modo detalhado, com os dados de cada ligação/entrevista. Assim, você tem a segurança de que os dados quantitativos e qualitativos foram devidamente preservados. A ajuda de um robô digital garante que os arquivos não sejam perdidos e facilita seu trabalho, pois a organização dos resultados será feita automaticamente. 

 

O cuidado que devemos ter com as pesquisas eleitorais

 

Com as pesquisas, existe a possibilidade de buscar formas de crescer positivamente em relação às expectativas do público assim como de melhorar visões negativas. Entretanto, os resultados devem ser bem organizados e interpretados, considerando-se as possíveis falhas ou lacunas que podem existir. O efeito pode ser nocivo quando os resultados não são bem analisados.

Mas não se preocupe, a Velip te auxilia em todo o processo de pesquisa eleitoral, desde as pesquisas pré-eleitorais até o monitoramento das expectativas de votos. Dessa forma, você pode ficar tranquilo enquanto o robô realiza o trabalho de coleta e entrega de dados. 

 

Estratégias de comunicação eleitoral

 

Com as pesquisas, é possível conhecer os eleitores, saber seus comportamentos, pensamentos, sentimentos e reações frente à imagem que o candidato construiu para si. Na atualidade digital, é imprescindível entender as atitudes dos eleitores e da oposição política para construir uma estratégia discursiva que influencie a transformação social. Pode-se, com isso, buscar alianças viáveis ou até apresentar argumentos para aumento de arrecadação de campanha, afinal, os investidores querem alguma segurança ao apostar numa possível vitória. 

Com as informações coletadas das pesquisas, pode-se orientar o candidato sobre como se portar frente aos eleitores, quais temas abordar e como construir um discurso contundente e convincente sobre problemas reais que atingem a vida das pessoas.

A Velip também se preocupa com a transformação digital, por isso desenvolveu uma plataforma fácil e prática de ser usada. Assim nós garantimos que informações importantes sejam coletadas e disponibilizadas de forma rápida e clara. Se quiser saber mais sobre nosso trabalho, entre em contato