Campanha de Natal tira Papai Noel dos shoppings e leva para o mundo digital

Campanha de Natal tira Papai Noel dos shoppings e leva para o mundo digital

 MobileTime :
Por : Isabel Butcher | 25/11/20 19:40

Papai Noel diretamente da Lapônia conversa com as crianças brasileiras de forma virtual. Iniciativa é das empresas Velip e da PlanXP

A onipresença de Papai Noel neste ano de pandemia do novo coronavírus será virtual. Impedido de frequentar shoppings, centros comerciais e as ruas das cidades, o bom velhinho sempre vem, mas dessa vez será por meio de celulares, tablets e computadores, mais especificamente neste link. Trata-se de uma ação da Velip e PlanXP, com o projeto Papai Noel para todos.

A criança que desejar contatá-lo deve acessar o site, informar nome, faixa etária, nome de um responsável e um número de celular. É importante permitir que a aplicação tenha acesso ao microfone do computador. Em seguida, aparecem imagens de uma cidade repleta de neve – o que nos leva crer ser a Lapônia –, um trenó, as renas e, claro, Papai Noel. Ele fala, faz algumas perguntas para que a criança responda (por isso a permissão de acesso ao microfone) e, no fim, depois da mensagem do bom velhinho e da historia sobre São Nicolau, o usuário deverá responder o que gostaria de ganhar no Natal.

Por fim, Papai Noel se despede e a conversa é enviada por SMS para o número de celular no cadastro da criança, de modo que ela possa guardar na lembrança esse contato virtual.

Papai Noel, é, na verdade, o que as empresas chamaram de “humano digital”, ou seja, trata-se de um modelo em carne e osso que serviu como avatar. Em seguida, foram feitas gravações de diferentes cenas em diferentes ângulos para a formatação do personagem.

Tecnologia

Para a criação do Papai Noel virtual e o ambiente semelhante a uma videoconferência, Velip e Plan Marketing utilizaram inteligência artificial, processamento da linguagem natural (PLN) e computação em nuvem.

A IA foi usada para a criação dinâmica de elementos humanos digitais, vozes, imagens e vídeos. O PLN foi aplicado para permitir uma conversa natural. A aplicação está hospedada e é executada em nuvem, de onde é enviada aos demais canais digitais, como SMS, por exemplo.