Cobrança digital: como melhorar a recuperação de crédito sem arranhar o relacionamento com o cliente

Cobrança digital: como melhorar a recuperação de crédito sem arranhar o relacionamento com o cliente

A recuperação de crédito pode ser uma estratégia para lidar com a inadimplência assim como para transformar o relacionamento do cliente e fidelizá-lo.

 

Redator: Heitor Augusto Colli Trebien

 

O Brasil é um país em crescimento, com muito potencial. No entanto, parece que após a pandemia vemos um quadro crescente de endividados e inadimplentes. De acordo com a Agência Brasil (2022), o mês de abril de 2022 atingiu o maior grau de endividamento e inadimplência em 12 anos. 

No mês de abril do ano passado (2021), as famílias endividadas eram de 67,5%, enquanto que no mês de abril de 2022 o valor aumentou para 77,7%. Em relação aos inadimplentes, 28,6% das famílias não conseguiram arcar com as dívidas. Em 2021, no mês de abril, a porcentagem era de 24,2%, em março de 2022, 27,8%. As famílias que não tiveram condições financeiras de pagar as dívidas alcançaram a porcentagem de 10,9%. 

Podemos observar que os números só vem aumentando, o que exige flexibilidade e ética das empresas na hora de cobrar por um produto ou serviço. 

Importante ressaltar que, segundo a notícia, um dos principais responsáveis pelo endividamento foi o cartão de crédito. Vamos explicar o porquê:

De acordo com Joyce Afonso (2022), redatora de conteúdo da Nubank, endividamento é o processo de parcelar uma conta no cartão de crédito, por exemplo. Você se compromete a pagar a dívida criada com a instituição ou pessoa física. Nos tornamos inadimplentes quando atrasamos um pagamento ou não o realizamos.

Existe ainda, como comentado anteriormente, pessoas que realmente não tem condição de pagar, sendo necessário um negociamento da dívida. Por exemplo, a empresa pode oferecer descontos nos juros, para o cliente não se afogar na bola de neve sempre crescente de aumento da dívida. 

O crédito, quando mal utilizado, pode ser prejudicial para o indivíduo e agravar as dívidas. No entanto, quando bem pensado, pode diluir as parcelas, desde que não extrapole no valor dos juros. 

Como o Negocie Online (2021) comenta, a recuperação de créditos por canais digitais tornou-se algo muito prático nos dias de hoje, sendo uma forma de orientar os clientes de modo virtual. 

A comunicação digital/virtual ajuda a evitar constrangimentos tanto por parte dos clientes quanto dos cobradores, por trazer o recurso da comunicação automática e programada. 

Os Brasileiros investem aproximadamente 9h30min do seu dia conectados à internet e ainda existem mais de 134 milhões de usuários que a usam todos os dias. Sendo assim, as empresas não podem mais ignorar os recursos digitais de cobrança e recuperação de crédito.

Dentre os canais digitais, a Negocie Online cita a mensagem de texto (SMS), o WhatsApp, o e-mail e os chatbots/voicebots. A Velip oferece todas essas opções através de sua plataforma digital multicanal. 

Com o apoio da inteligência artificial, você programa os robôs para atenderem as necessidades dos clientes e da empresa, com uma comunicação humanizada e respeitosa. A Velip ainda oferece a possibilidade de ligações automáticas, que por sua vez, também preservam a identidade do cliente.

A comunicação automática da Velip é muito mais rápida, eficiente e econômica. Outra vantagem dos bots da Velip é que eles podem atender 24h por dia, durante todos os dias da semana, o que possibilita ao cliente escolher o melhor horário de atendimento. 

Pelas opções personalizadas de comunicação, a Velip também ajuda sua empresa a construir uma solução com a sua marca. O cliente poderá identificar quem é você muito rapidamente a partir da identidade visual, que poderá ser expressa nos canais de comunicação. A Velip comporta comunicações por voz, vídeo e imagem, garantindo que sua mensagem seja entendida. 

Não perca os serviços de comunicação automática da Velip e tenha segurança ao falar com clientes.

Velip, ecoando sua voz por novos caminhos!