Humanos digitais e o metaverso

Humanos digitais e o metaverso

 

O futuro chegou

Quem não lembra dos filmes do Blade Runner com aquelas grandes publicidades vivas nos prédios e no último, Blade Runner 2049, a bela namorada virtual do novo caçador de androides “K”,  chamada Joi (Ana de Armas). As cenas do filme tentam retratar o futuro em 2049. Quando o primeiro filme foi lançado em 1982 o conceito de Inteligência Artificial era praticamente de ficção científica, mas agora vivemos uma realidade com aplicações em crescimento mais que exponencial. Elementos dessa revolução já são possíveis nas comunicações, são as mídias sintéticas com melhor qualidade, custos menores e integradas com Processamento de Linguagem Natural (PLN), uma área da IA, que permite uma conversa natural com humanos digitais que ouvem e respondem em um formato de vídeo conferência dentro de um metaverso.

Reunião de tecnologias inovadoras

Os humanos digitais reúnem novas tecnologias digitais e de IA, como transcrição de voz, visão computacional, análise de sentimentos, criação de texto em fala com vozes praticamente humanas devido às novas possibilidades das redes neurais e sintetização de imagens dos avatares hiper realísticos e demais efeitos.
Semelhante a produção de um filme, um Humano Digital, em um projeto conversacional, pode ter uma ampla gama de possibilidades acessórias, como efeitos, apoio de outras mídias, sons, músicas e necessitar de especialistas como médicos para atendimentos na área de saúde. Por esses motivos, o projeto terá um custo de acordo com a necessidade da conversa, qualidade dos meios utilizados, tecnologias adotadas e sofisticação desejada ou requerida. 

A empresa Velip que atua na automação de atendimentos desenvolveu e lançou a nova tecnologia inovadora de comunicação interativa em tempo real  em canais digitais e físicos com avatares hiper realísticos em uma conversa natural apoiada por elementos multimídia personalizados para cada usuário.
São 15 anos de desenvolvimento de sistemas de atendimentos automáticos evoluindo de texto para voz e agora para vídeo. 

Em nosso cotidiano

Essa mídia revolucionária estará  no nosso dia a dia em diversas situações como suporte ao cliente, compras online, reservas, educação, assistentes pessoais e outros usos que hoje são feitos normalmente por apps ou sistemas automáticos. Os humanos digitais em conjunto com plataforma de vídeos interativos são os primos avançados dos chatbots, criam uma nova onda nas comunicações, mais humanizada e emocionalmente conectada devido à naturalidade. O mundo de Blade Runner no aspecto das comunicações não precisará esperar até 2049, muito já é possível hoje com a tecnologia Velip.

Um exemplo – Noel para Todos

Para o natal de 2020 foi lançado o Noel para Todos, na qual um humano digital, no personagem de Papai Noel, conversa com as crianças em uma video call, oferecendo felicidade aos pequeninos na segurança de suas casas. O projeto foi criado em uma parceria entre PlanMarketing e Velip, empresas especializadas no mundo virtual e sistemas de inteligência artificial conversacional. Uma entrevista sobre o projeto dada pelo  Papai Noel feita a uma âncora de jornal, ambos humanos digitais, pode ser assistida no vídeo abaixo. Para mais detalhes, acesse este link