O que é um voicebot?

O que é um voicebot?

Automação de atendimento

O voicebot está relacionado a atendimento automático. Há anos convivemos com sistemas automáticos telefônicos que nos pedem para digitar algo até mao slider torpedo de voza opção desejada, no entanto, sempre em forma de menus sequenciais.

Com o aumento do uso de aplicativos e redes sociais esse conceito foi utilizado em formato de texto através de chatbots estruturados com sequência pré-estabelecida.

Com o avanço da Inteligência Artificial Cognitiva, sua redução de custo e acessibilidade em nuvem, os chatbots passaram a utilizar recursos de linguagem natural. O usuário pode pedir o que deseja sem passar pelas fases dos menus, tornando o diálogo mais natural, conversacional.

O crescimento dos robôs de atendimento por texto se deu pelo força dos canais de Website, Messenger, Whatsapp e o sms. Outros fatores  para o uso de texto foram a banda de internet reduzida e dificuldades técnicas. O texto consome pouca banda e necessita de poucos recursos de um PC ou Smartphone. O Whatsapp cresceu em voz anos depois do seu lançamento, quando a Internet e a capacidade dos dispositivos já tinham evoluído.

Assistentes virtuais por voz

Hoje, com a internet de alta velocidade, fibra, WiFi, 5G , planos de operadoras mais acessíveis e celulares com processadores poderosos, o uso da voz, imagens e vídeos ficou viável e as empresas perceberam que a voz é uma interface mais rápida e natural para muitas situações. Falamos aproximadamente 3x mais rápido do que escrevemos e equipamentos (Internet das Coisas – IoT) podem ser acessados pela voz sem necessidade de telas ou teclados.

A Amazon lançou a Alexa, enquanto o Google o Google Home. Esses assistentes virtuais são caixas de som que interagem por voz. Possuem um potencial enorme de aplicações. O grande crescimento desses dispositivos nos EUA está mostrando a força da voz e muitas empresas estão investindo para atender seus clientes por essa via de comunicação.

O Google também usa a voz em celulares Android através do Assistente do Google. Empresas de call center também estão substituindo as URAs estruturadas por agentes virtuais conversacionais devido à redução do custo e aumento significativo da qualidade dessa tecnologia.

Voicebot ou voice bot

Voicebot é uma designação para assistente virtual com Inteligência Artificial que utiliza a voz como meio de interação. Também é conhecido como URA de próxima geração ou URA de linguagem natural, onde URA significa Unidade de Resposta Audível ou, em inglês, IVR – Interactive Voice Response. O Voicebot pode ouvir e falar em uma conversa natural e pode ser acessado por telefone fixo, celular, website, caixa de som inteligente (Alexa, Google Home), assistentes como Siri e Google Assistant entre outros dispositivos que tenham interface de voz.

Criando um voicebot

A Velip, além da plataforma em nuvem para atendimento automático, faz todo o processo de um voicebot, levantando as necessidades do cliente, criando roteiro e fluxos, escolhendo as vozes e imagens, fazendo a programação e integração aos sistemas externos.

São 15 anos de experiência com as mais avançadas tecnologias e profissionais especializados em sistemas cognitivos. Realizamos mais de 900 milhões de contatos e 250 milhões de conversas e nossa prática permitiu criar soluções unificadas para comunicação automática em múltiplos canais.

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