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O que é um Voicebot?

O que é um Voicebot?

Automação de atendimento

O Voicebot está relacionado a atendimento automático. Há anos que  convivemos com  sistemas automáticos telefônicos que vão pedindo para  digitar algo  até mao slider torpedo de voza opção desejada, no entanto sempre em forma de menus sequenciais.

Com o aumento do uso de aplicativos e redes sociais esse conceito  foi utilizado em formato de texto  através dos chatbots  estruturados com  sequência pré estabelecida.

Com o avanço da inteligência artificial cognitiva, sua redução de custo e acessibilidade em nuvem, os chatbots passaram  a utilizar recursos de linguagem natural. O usuário pode pedir o que deseja sem passar pelas fases dos menus  tornando o dialogo  mais natural,  conversacional.

O crescimento dos robôs de atendimento por texto se deu pelo força dos canais  Website, Messenger, Whatsapp e o sms.  Outros fatores  para o uso de texto foram a banda de internet reduzida e dificuldades técnicas. O texto consome pouca banda e necessita de poucos recursos de um PC ou Smartphone. O Whatsapp cresceu em voz  anos depois do seu lançamento, quando a Internet e a capacidade dos dispositivos já tinham evoluído.

Assistentes virtuais por voz

Hoje com a internet de alta velocidade, fibra, WiFi, 5G , planos das operadoras mais acessíveis e celulares com processadores poderosos, o uso da voz, imagens e vídeos ficou viável  e as empresas perceberam que a voz é uma interface mais rápida  e natural para muitas situações. Falamos  quase 3x mais rápido que escrevemos e equipamentos ( IoT) podem ser acessados pela voz sem necessidade de telas ou teclados.

A Amazon lançou o Alexa e depois o Google  o Google Home  que são caixas de som que interagem por voz. São assistentes virtuais com um potencial enorme de aplicações. O grande crescimento desses dispositivos  nos EUA  está mostrando a força da voz e muitas empresas estão investindo para atender seus clientes por voz.

O Google também usa a voz em celulares Android através  do Assistente do Google. Empresas de call center também estão substituindo as URAs estruturadas por agentes virtuais conversacionais devido à redução do custo e aumento significativo da qualidade dessa tecnologia.

Voicebot ou Voice Bot

Voicebot é uma designação para assistente virtual com inteligência artificial que  utiliza  a voz como meio de interação. Também é conhecido como URA de próxima geração ou URA de linguagem natural, onde URA significa Unidade de Resposta Audível ou,  em ingles, IVR , Interactive Voice Response.   O Voicebot pode ouvir  e falar em uma conversa natural podendo ser acessado por telefone fixo, celular, website, caixa de som inteligente  (Alexa, Google Home), assistentes como Siri e Google Assistant  entre outros dispositivos que tenham interface de voz.

 

Criando um Voicebot

A VELIP além da plataforma em nuvem para atendimento automático, faz todo o processo de um Voicebot, levantando as necessidades do cliente, criando roteiro e fluxos, escolhendo as vozes e imagens, fazendo a programação e integração aos sistemas externos.

São 15 anos de experiência com as mais avançadas tecnologias e pessoal especializado em sistemas cognitivos. Tendo realizados 900 milhões de contatos e 250 milhões  de conversas,  a Velip dispõe de soluções unificadas para comunicação automática em múltiplos canais.