Vox Alert – sistema de alertas e comunicações em emergências e crises

Vox Alert – sistema de alertas e comunicações em emergências e crises

 

O Vox Alert é um serviço de gerenciamento e envio de alertas e comunicações em casos de emergências e crises.

O sistema permite que diversos setores em situação de emergência acionem de forma rápida, eficiente e automática os responsáveis pelos trabalhos a serem realizados e a população das áreas de risco. Tudo isso através de milhares de ligações telefônicas por minuto, envios de SMS e WhatsApp e disponibilização de um número de atendimento automático (URA-voicebot) através de um 0800 (Número gratuito) ou um chatbot em um site.

A operação do Vox Alert é simples e não necessita de instalação de qualquer equipamento. Todo o processo pode ser programado e disparado pela internet de forma rápida.

 

ÁREAS DE INTERESSE

Organizações públicas: centros de previsão de tempo, defesa civil, barragens, governos estaduais, prefeituras, bombeiros, resgates, polícia, serviços de saúde, etc.

  • Alertas de enchentes, inundações, avalanches, rompimento de barragens, incêndios florestais e  vendavais (veja nosso artigo: Alertas de Emergência por telefone podem salvar vidas);
  • Convocação de pessoal em folga ou especialistas para atender às emergências;
  • Acionamento de outros envolvidos, como defesa civil, empreiteiras, hospitais, etc.;
  • Avisos de saúde pública, como precauções após uma inundação, campanhas de vacinação e locais dos postos de saúde e atendimento a emergências;
  • Campanhas de prevenção a doenças.

Serviços públicos: empresas de energia, água, gás, telefonia, aeroportos, TV a cabo e Internet.

  • Avisos de falta de serviço e previsão de retorno;
  • Alertas de vazamentos, perigos e cuidados a serem tomados;
  • Aviso de racionamento, duração e previsão de retorno;
  • Convocação ou avisos a funcionários envolvidos na solução de uma crise.

Empresas e Indústrias: refinarias, gasodutos, exploração de petróleo, minas, portos, ferrovias, empreiteiras, empresas químicas, transporte, datacenters, indústrias, etc.

  • Alertas de incêndio para áreas possivelmente atingidas;
  • Alertas de vazamentos e suas precauções;
  • Convocação ou avisos a funcionários envolvidos na solução de uma crise;
  • Alertas a serviços de apoio, como hospitais, defesa civil, bombeiros, polícia, etc.;
  • Aviso a clientes e usuários de sistemas informáticos sobre falhas do sistema ou ataques de vírus, suas precauções e prazos de restabelecimento;
  • Ativar serviços de manutenção internos e/ou externos.

 

MEIOS  UTILIZADOS

Os avisos ou comunicações são acionados pelo gestor da crise e podem ser por meio de:

a) Torpedo de voz: ligação telefônica automatizada com uma mensagem de áudio pré-gravada. A vantagem da mensagem de voz é sua interatividade que pode confirmar o recebimento pelo destinatário correto: “ … digite 1 se compreendeu a mensagem…”. Atinge telefones fixos e celulares;

b) SMS (torpedo de texto): mensagem de texto enviada para celulares;

c) WhatsApp: mensagem de texto enviada para celulares;

d) Portal de Voz (URA): número telefônico, normalmente um 0800 para o qual todos podem ligar gratuitamente, onde um sistema automático de respostas informa a situação e dúvidas gerais. Em caso de necessidade, transfere para um atendimento humano;

e) Chatbot: sistema automático de respostas por texto que informa a situação e dúvidas gerais;

f) E-mail: realiza envios de mensagens complementares aos torpedos de voz e SMS;

g) APIs: acionamento de sistemas informáticos externos através de comando http ou webservice.

 

FUNCIONAMENTO

O sistema Vox Alert deve ser programado com os dados dos destinatários subdivididos em grupos. Devem conter todos os possíveis contatos telefônicos e de e-mail com as respectivas prioridades de qual telefone será tentado primeiro.

Os áudios das mensagens são criados por uma moderna ferramenta de geração de áudio por texto (TTS), onde o operador simplesmente digita o texto e o sistema o transforma em áudio. Mensagens padrões podem ser armazenadas previamente, basta selecioná-las no momento crítico, seja por áudio ou texto, e determinar as regiões a serem enviadas.

Previamente, podem ser montados diversos cenários (campanhas) onde se reúnem grupos e mensagens específicas para cada grupo. Em momento de crise, se dispara um dos cenários e todos os grupos são alertados automaticamente.

O gestor da plataforma pode também criar alertas e avisos especiais em poucos minutos utilizando as ferramentas de upload de listas e geração de áudios, permitindo rapidamente gerar alertas não previstos anteriormente.

O sistema envia as mensagens e imediatamente disponibiliza os resultados online podendo verificar para quais regiões as mensagens foram enviadas, quantas pessoas atenderam e seu conteúdo. Isso possibilita ao gerente de crise tomar medidas rápidas para eventuais contatos manuais ou substituições.

As mensagens de voz são enviadas sequencialmente para os contatos programados e se repetem até a confirmação do recebimento ou fim do prazo de alerta.

A eficiência do sistema de alertas por telefone tem como principais fatores:

  1. Base de dados dos contatos atualizada;
  2. Disponibilidade do sistema 24 horas;
  3. Capacidade de ligações e envios simultâneos;
  4. Facilidade de utilização;
  5. Ativação dos envios no menor tempo possível.

A Velip tem a plataforma de mensagens de voz operando há anos com centenas de milhares de mensagens enviadas para diversas aplicações, com alta capacidade de envio, operando 24×365, podendo ser utilizada imediatamente para a finalidade de Alerta de Emergência, com baixo custo e nenhuma necessidade de manutenção técnica ou instalações.

Velip – 11 4064 9500
informe@velip.com