Novo livro de histórias infantis introduz crianças pequenas a conceitos complexos de inteligência artificial

Novo livro de histórias infantis introduz crianças pequenas a conceitos complexos de inteligência artificial

Tradução livre da notícia: New storybook introduces young children to complex AI concepts, por Heitor Augusto Colli Trebien

 

 

SINGAPURA – código binário, aprendizado de máquina e dados podem ser conceitos difíceis de compreender – principalmente para crianças novas.

Mas isso é exatamente o que IA Singapura espera alcançar com um livro de histórias infantis lançada pelo Programa Nacional de Inteligência Artificial (IA) no domingo (dia 13 de março).

Destinado aos alunos do ensino primário, o livro inaugura-se como o primeiro programa literário de inteligência artificial (AI For Kids (AI4K) – IA para crianças) estendido para crianças pequenas para ajudá-las a compreender a tecnologia e a como usá-la de forma eficaz e responsável.

Patrocinado pela Meta, 10.000 cópias gratuitas do livro ilustrado Daisy and Her AI Friends (Daisy e seus amigos IA) serão distribuídos para famílias de baixa renda. Os livros estão disponíveis em bibliotecas públicas e não estão à venda.

O livro de 40 páginas é centrado em Daisy (que pode ser traduzido como Margarida), um computador com pernas, que está perdida no seu primeiro dia de escola, já que ela só consegue falar em códigos binários. Daisy encontra outros personagens, em que cada um a ensina um novo conceito relacionado à tecnologia para ajudá-la a encontrar o seu caminho. 

Os nomes dos sete personagens principais são um jogo de letras de “AI” (artificial intelligence), assim como o Aishwarya, um aplicativo de visão computacional inspirado em câmeras que pode identificar objetos; Aiman, o sensor que pode escanear mudanças de temperatura e a professora Miss Ai.

Os personagens são baseados em dez desenhos vencedores escolhidos de uma competição para estudantes do ensino primário que recebeu mais de 230 submissões.

O ilustrador Tan Jia En, de 21 anos, pegou elementos dos desenhos vencedores para se inspirar nas aparências finais dos personagens do livro, que foi escrito pelo IA Singapura (AI Singapore).

Elementos do esboço da aluna de escola primária Alyssa Yong foram adaptados no desenho final da protagonista do livro, incluindo a atraente margarida na cabeça personagem. 

Alyssa, com sete anos, disse que o desenho de sua personagem foi inspirado em itens de casa, como as mãos de uma mini figura de lego, patins para uma rápida travessia e braços baseados em uma mangueira de chuveiro. 

Seu pai, Yong Chern Chet, de 42 anos, médico, disse sobre o livro: “É bom que as crianças aprendam cedo sobre essas coisas. Ler e escrever para elas estará cada vez mais ligado à codificação, que fará parte do nosso dia a dia”.

Falando do lançamento do livro no domingo, o vice-diretor sênior de AI Singapore de inovação de IA, Koo Sengmeng, disse que cópias serão dadas para famílias de baixa renda para garantir oportunidades iguais para todos aprenderem sobre conceitos de IA. 

Ele afirmou na Biblioteca Nacional: “Nunca é cedo demais para introduzir e desmistificar a IA para as crianças. Nós fizemos um livro para tornar a IA compreensível para elas”.

Gan Siow Huang, o ministro de Estado da Educação e do Trabalho, que foi um convidado de honra no evento de lançamento, afirmou que a pandemia reformou o jeito como as crianças usam tecnologia e que as habilidades digitais estão cada vez mais importantes nos empregos de hoje. 

Sarrah Ali Asghar, de 8 anos, uma das primeiras pessoas a ler o livro, disse que ela aprendeu uma lista de novas palavras relacionadas à tecnologia e, com orgulho, explicou o significado de código binário: uma linguagem feita por humanos que apenas computadores podem falar. 

O pai dela, o sr. Ali Asghar, de 35, um cientista, engenheiro tecnológico e educador matemático disse que: “é interessante que essas ideias sejam transformadas em uma história que é compreensível para crianças e pode introduzi-las a esses conceitos”.  

 

Ficha Catalográfica do texto-fonte:

 

Autor da notícia: Osmond Chia

Revista: The Straits Times 

 

Referências:

CHIA, Osmond. New storybook introduces young children to complex AI concepts. The Straits Times, 13 de mar. 2022. Disponível em: <https://www.straitstimes.com/singapore/parenting-education/new-storybook-introduces-young-children-to-complex-ai-concepts>. Acesso em: 15 de mar. 2022.