Usos de torpedos de voz em recuperação de crédito (cobrança)

Usos de torpedos de voz em recuperação de crédito (cobrança)

 

Em uma empresa de cobrança, temos classificações por tempo da dívida, por valor, entre outras e dependendo da classificação, as ações podem ser direcionadas com as seguintes possibilidades de contato:

1)      Envio de SMS;

2)      Envio de correspondência;

3)      Envio de torpedo de voz;

4)      Ligação por atendente humano (PA);

O envio de correspondência foi e pode ser substituído em primeiro momento pelo SMS e pela mensagem de voz para telefones fixos e celulares. A substituição pelo SMS já é usual, mas a mensagem de voz ainda não em muitas empresas de cobranças, visto tratar-se de uma possibilidade nova.

Hoje o uso da mensagem de voz ainda é pouco utilizada e normalmente em casos muito específicos. Por exemplo, quando não se dispõe no cadastro do número de um celular para receber um SMS cujo envio é extremamente simples, como pela falta de uma plataforma de serviços de voz eficiente e prática e mesmo pela falta de tradição na utilização desta ferramenta.

O torpedo de voz para cobrança, ou recuperação de crédito, pode ser utilizado para envios de um primeiro informe de vencimento preferencialmente para os casos de telefones fixos, mas podem e são extremamente eficientes numa segunda fase antes da ligação de um atendente (PA) do call center.

Tanto o SMS como a correspondência não garantem a leitura e tem a força limitada de uma mensagem escrita. Por este motivo, as empresas em uma segunda etapa de abordagem fazem ligações pessoais tentando falar diretamente. O torpedo de voz interativo e com possibilidade de transferência para um atendente humano introduz uma fase anterior com muito menor custo e ao mesmo tempo com a força emocional da voz e a possibilidade de falar imediatamente com um operador. Um exemplo de mensagem com TTS seria:

 

“ Prezado Sr. fulano de tal, temos uma mensagem importante para você. Entrar em contato urgente no número 0800 888 99999 ou digite 1 para receber a mensagem”

 

Ao digitar 1, a ligação é transferida via conferência de duas ligações para o call center da empresa de cobrança e o atendimento se faz de forma imediata. Duas possibilidades se formam com essa mensagem, a primeira – o recado para entrar em contato e a segunda – a possibilidade  de um contato imediato, reduzindo parte das tentativas feitas pelo pessoal do call center, os custos e aumentando significativamente a eficiência do sucesso na abordagem. As transferências podem ser feitas via IP não acrescentando custo algum para a segunda ligação ao call center.

 

Os  torpedos de voz podem, em resumo, serem utilizados em:

1)      Preferencialmente para telefones fixos, nos casos em que o SMS não é possível de ser enviado;

2)      Para telefones fixos ou celulares com possibilidade de transferência para o call center antes da fase dos atendentes ligarem diretamente.

Essas duas possibilidades já reduzem uma parte significativa de tentativas do pessoal do call center e são o início de um processo de automação, que pode ser mais elaborado com as novas ferramentas de reconhecimento de voz (ASR) e fala sintetizada natural (TTS), que tiveram um avanço extraordinário nos últimos meses.

A plataforma Velip permite todo o processo de envios de mensagens de voz sem a necessidade de nenhuma instalação de soft ou hardware e nem mesmo linhas telefônicas. Pode fazer campanhas de diversos tamanhos sem se preocupar com capacidades e custos de investimentos e pessoal especializado em informática.

 

Teste agora uma mensagem de voz: www.velip.com.br/testetorpedo

Velip: 11 4064 9500 ou informe@velip.com